
Documentos
América do Sul
Para viajar por países da América do Sul não é necessário VISTO e é possível somente com sua identidade civil. Porém há quem diga que certos lugares, as autoridades podem implicar com tal documentação por causa de foto não atual ou documento em estado precário de conservação. Então mantenha sempre seu passaporte atualizado, pois pode ser melhor o uso dele nas passagem em fronteiras.
Para Guiana é necessário passaporte. VISTO só é necessário para período maior que 90 dias.
América Central
Aruba, Curaçao e St Maarten
Essas ilhas são territórios autônomos do Reino dos Países Baixos – no caso de St Maarten, apenas uma parte, pois a ilha é dividida em duas (o outro lado, St Martin, faz parte do território ultramarino francês). Mas a mesma regra vale para todas: brasileiros em viagens de até 30 dias não precisam de visto – basta o passaporte ser válido durante a estadia do turista. A permanência máximo no conjunto das ilhas é de 90 dias ao longo do ano. O Reino dos Países Baixos tem embaixada em Brasília e consulados em São Paulo e no Rio de Janeiro. A França tem embaixada em Brasília e consulados em São Paulo e no Rio de Janeiro
Bahamas
Não há necessidade de visto para brasileiros em viagens de até 14 dias – uma vez no país, é possível pleitear uma prorrogação para até três meses de permanência. A ilha exige apresentação do certificado internacional de vacinação contra febre amarela (leia sobre vacinas aqui) e um passaporte válido durante o período da estadia do turista no país. Não há representação consular no Brasil.
Barbados
O país mais oriental do Caribe não exige visto para viagens a lazer de até três meses. Mas é preciso apresentar o comprovante internacional de vacinação contra a febre amarela (leia sobre vacinas aqui), assim como o passaporte válido durante a estadia. Barbados tem embaixada em Brasília (tel 61/3526-8310).
Cuba
Para viagens a turismo, é preciso solicitar uma permissão no consulado cubano, apresentando passaporte com validade mínima de seis meses (a contar da data da viagem), comprovante das passagens de ida e volta (com, no máximo, 30 dias de permanência, embora seja possível solicitar uma extensão de mais 30 dias já em Cuba) e pagamento da taxa consular. É possível fazer o pedido por correio: basta enviar uma cópia do passaporte e das passagens, mais o comprovante de pagamento da taxa e um envelope com o endereço preenchido para receber a documentação de volta. O país exige, além disso, o certificado de vacina de febre amarela internacional (leia sobre vacinas aqui) e seguro com cobertura de gastos médicos durante a viagem. Para mais informações, consulte o Setor Consular da Embaixada de Cuba em Brasília ou o Consulado Geral de Cuba em São Paulo (tel. 11/3873-2800).
Jamaica
Para quem viaja a Montego Bay e outros destinos na Jamaica, não há necessidade de visto para turismo, desde que a permanência não ultrapasse 30 dias. O país exige, também, o comprovante internacional da vacina de febre amarela (leia sobre vacinas aqui). Há consulados da Jamaica emSão Paulo e no Rio de Janeiro.
República Dominicana
Turistas não precisam tirar visto para visitar Punta Cana e outros destinos dominicanos, mas o passaporte deve estar válido durante todo o período de permanência no país. Na chegada, ainda no aeroporto, é preciso obter uma autorização (por uma taxa de dez dólares). A República Dominicana tem embaixada em Brasília (tel. 61/3248-1405) e consulados em São Paulo e no Rio de Janeiro (21/2553-3003).
San Andrés
Não há necessidade de visto para estadias de até 90 dias na ilha colombiana. Brasileiros sem passaporte também não precisam se preocupar: podem viajar apenas com o RG (desde que emitido há, no máximo, dez anos). A embaixada colombiana fica em Brasília (61/3226-8997) e o Consulado Geral, em São Paulo.
América do Norte
Europa
Em qualquer viagem, seja ela nacional ou internacional, documentos são exigidos pelas autoridades. Ao viajar para a Europa você precisa de:
Passaporte válido: Um passaporte válido é necessário para entrar na Europa. Alguns países exigem que o passaporte tenha uma validade mínima, então, para não ter problemas, sempre viaje com o passaporte com mais de 6 meses de validade.
Para os países signatários do Espaço de Schengen essa é a regra: O passaporte deverá ser válido por mais 3 meses a contar da data de saída do passageiro do Espaço de Schengen.
Os países signatários são estes: Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Áustria, Portugal, Espanha, Suécia, República Tcheca, Estônia, Letônia, Lituânia, Hungria, Malta, Polônia, Eslovênia, Eslováquia, Liechtenstein, Suíça e Países Baixos.
Visto: Os 27 países que compõe a União Europeia não exigem visto para os brasileiros, então você não precisará se preocupar com isto.
Visto
Entre os diversos tipos de visto, o mais comum é o do turista, com o qual normalmente se pode ficar até 90 dias no destino. No entanto, informe-se sobre o mais indicado para você entrar no país. Lembre-se ainda que se o seu voo tiver escala em países que exigem visto, você terá que providenciá-lo (s), mesmo que seu destino final não tenha essa exigência.
Países que exigem visto de entrada para viajantes brasileiros
-
Afeganistão
-
Angola
-
Antígua e Barbuda
-
Arábia Saudita
-
Argélia
-
Armênia
-
Austrália
-
Azerbaijão
-
Bangladesh
-
Bahrein
-
Belarus
-
Belize
-
Benin
-
Botsuana
-
Brunei
-
Burkina Faso
-
Burundi
-
Butão
-
Cabo Verde
-
Camarões
-
Camboja
-
Canadá
-
Catar
-
Cazaquistão
-
Chade
-
China
-
Cingapura
-
Congo
-
Congo, Rep. Democrática
-
Coréia do Norte
-
Costa do Marfim
-
Cuba
-
Djibuti
-
Dominica
-
Egito
-
El Salvador
-
Emirados Árabes
-
Eritréia
-
Estados Unidos
-
Etiópia
-
Gabão
-
Gâmbia
-
Gana
-
Geórgia
-
Granada
-
Guiné
-
Guiné Bissau
-
Guiné Equatorial
-
Haiti
-
Iêmen
-
Ilhas Comores
-
Ilhas Cook
-
Ilhas Fiji
-
Ilhas Kiribati
-
Ilhas Maldivas
-
Ilhas Marianas
-
Ilhas Marshall
-
Ilhas Maurício
-
Ilhas Salomão
-
Ilhas Seychelles
-
Ilhas Tuvalu
-
Índia
-
Indonésia
-
Irã
-
Iraque
-
Jamaica
-
Japão
-
Jordânia
-
Kuaite
-
Laos
-
Lesoto
-
Líbano
-
Libéria
-
Líbia
-
Macedônia
-
Madagascar
-
Malaui
-
Mali
-
Mauritânia
-
Micronésia
-
Moçambique
-
Moldávia
-
Mongólia
-
Montenegro
-
Myanmar
-
Nauru
-
Nepal
-
Nicarágua
-
Níger
-
Nigéria
-
Omã
-
Palestina*
-
Papua Nova Guiné
-
Paquistão
-
Quênia
-
Quirguistão
-
República Centro Africana
-
República Dominicana
-
Ruanda
-
Samoa Ocidental
-
Santa Lúcia
-
São Cristovão e Nevis
-
São Tomé e Príncipe
-
São Vicente e Granadinas
-
Senegal
-
Serra Leoa
-
Sérvia
-
Síria
-
Somália
-
Sri Lanka
-
Suazilândia
-
Sudão
-
Tadjiquistão
-
Tanzânia
-
Timor Leste
-
Togo
-
Tonga
-
Turcomenistão
-
Ucrânia
-
Uganda
-
Uzbesquistão
-
Vanuatu
-
Vietnã
-
Zâmbia
-
Zimbábue